<b>O comportamento do consumidor tecnológico diante dos valores ecologicamente corretos: ideologia verde versus responsabilidade social</b>

Autores

  • Marina Nascimento Lemos Barboza
  • Emílio J.Montero Arruda Filho

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v35i1.1103

Palavras-chave:

Comportamento do consumidor. Inovação. Tecnologia. Produtos Verdes.

Resumo

Este artigo apresenta uma análise da percepção de consumidores tecnológicos, diante dos novos produtos que integram o fator ecológico no Brasil. Por ser um conceito novo e pouco explorado, verifica-se a importância de um estudo sobre ideologia e a responsabilidade social, inserida no discurso usado pelos usuários de alta tecnologia (celular, netbook e outros dispositivos). Com isto, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo feita com consumidores, utilizando a netnografia como método, que consiste na extração de informações dos blogs/sites de discussões sobre o argumento pesquisado, para a decodificação e categorização dos grupos participantes desse tema. A pesquisa teve como resultado seis categorias de consumidores identificados, com subcategorias implícitas destes, dado os produtos integrados verdes. Baseados nisto, os profissionais de marketing podem utilizar desta compreensão quando lançarem produtos e no desenvolvimento de novos dispositivos, para objetivar maior percepção de valores de mercado e promoções dentre outros, para melhor entender o público alvo e sua preferência de consumo.

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Publicado

16-07-2012

Como Citar

BARBOZA, M. N. L.; FILHO, E. J. A. <b>O comportamento do consumidor tecnológico diante dos valores ecologicamente corretos: ideologia verde versus responsabilidade social</b>. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 35, n. 1, 2012. DOI: 10.1590/rbcc.v35i1.1103. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/1103. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos