Feijão com arroz em panela Le Creuset: o universo Rita Lobo na gastronomia transmídia

Autores

  • Marcelo Freire Universidade Federal de Ouro Preto http://orcid.org/0000-0003-1936-7243
  • Aline Monteiro Homssi Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ana Paula Martins Pereira Universidade Federal de Ouro Preto

Palavras-chave:

Redes Sociais, Gastronomia, Narrativa Transmídia, Rita Lobo, Métodos digitais

Resumo

A proposta deste artigo é analisar, com base nos conceitos de cultura da convergência e narrativa transmídia e por meio de autores como Jenkins (2009, 2011), Shirky (2011), Scolari (2013) e Martino (2010, 2014), como o universo Panelinha, criado pela chef de cozinha Rita Lobo, ocupa espaço na Internet. Para tanto, será observada a culinária como cultura, tendo como aportes teóricos Montanari (2013), Oliveira (2013) e Asheley et al (2004). A metodologia utilizada é a análise de conteúdo, a partir de Bardin (2011) e os métodos digitais (ROGERS, 2013). Como considerações da pesquisa, destaca-se a construção de uma rede de publicações em diferentes mídias sociais e a percepção de estratégias que variam do estímulo à interatividade ao marketing de conteúdo.

Biografia do Autor

Marcelo Freire, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutor e Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e da graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto. Coordena o Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor) e o Laboratório de Inovação em Jornalismo (Labin). É autor de “Narrativa Hipertextual Multimídia: um modelo de análise†(Ed. Facos, Santa Maria, 2010) e de “Jornalismo de revista em tablets: um estudo dos aplicativos para iPad da revista Wired e Katachi†(Livros LabCom, Covilhã, 2016).

Aline Monteiro Homssi, Universidade Federal de Minas Gerais

Aline Monteiro Homssi é doutoranda em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerias e mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Integra o Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor). É autora de “Personagens e universos narrativos em adaptações e narrativas transmiÌdia: Análise de A Dança dos Dragões e produtos derivados†(Ed. UFOP, Ouro Preto, 2019).

Ana Paula Martins Pereira, Universidade Federal de Ouro Preto

Ana Paula Martins Pereira é mestranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto. Integra o Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor). 

Publicado

02-12-2019

Como Citar

FREIRE, M.; HOMSSI, A. M.; PEREIRA, A. P. M. Feijão com arroz em panela Le Creuset: o universo Rita Lobo na gastronomia transmídia. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 42, n. 3, 2019. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3180. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos