Futebol, gênero e homossociabilidade nas redes sociais: a masculinidade no circuito comunicacional do WhatsApp

Autores

  • Adriana Braga
  • Alexandre Carauta

Palavras-chave:

Futebol, Gênero, Identidade, Redes Sociais, Homossociabilidade masculina.

Resumo

O futebol é um elemento fundamental na cultura e identidade nacional brasileiras. Marcado por um viés de identidade masculina, o futebol no Brasil relaciona-se a valores como honra, sexualidade e dignidade. A incorporação dos processos digitais na vida cotiduiana tem reconfigurado a comunicação tematizada pelo futebol entre torcedores no âmbito das redes sociais. Elementos identificados em estudos anteriores na sociabilidade entre torcedores, como a jocosidade e a afirmação de masculinidade dominantes, atualizam-se nas plataformas digitais. Partindo de uma abordagem netnográfica, esta pesquisa buscou identificar arranjos identitários e interacionais no circuito comunicacional de um grupo de "peladeiros" no WhatsApp. Os resultados apontam para padrões de reiteração da masculinidade hegemônica, em termos de "homossociabilidade masculina", "jocosidade de gênero" e "sátira política".

Publicado

28-04-2020

Como Citar

BRAGA, A.; CARAUTA, A. Futebol, gênero e homossociabilidade nas redes sociais: a masculinidade no circuito comunicacional do WhatsApp. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 43, n. 1, 2020. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3442. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos