Conversações políticas e midiatização no Facebook: interações e conflitos a partir dos comentários sobre as ações da Frente Parlamentar Evangélica

Autores

Palavras-chave:

Midiatização, Religião, Política, Família, Facebook

Resumo

O artigo elabora re exões sobre comentaÌrios feitos no Facebook acerca das ações da Frente Parlamentar EvangeÌlica (FPE) no que diz respeito aos traÌ‚mites de implementação do Estatuto da FamiÌlia (PL 6583 de 2013). Para isso, em um primeiro momento, evocamos o conceito de midiatização para tratarmos da expansão de oportunidades de interação em espaços virtuais. Dentre as instituições mais expostas aÌ€s dinaÌ‚micas de midiatização, o artigo se volta para as interseções entre poliÌtica, religião e os modos de ativação de discursos e conversações no Facebook. O corpus de anaÌlise eÌ composto por um conjunto de 2.187 comentaÌrios publicados na paÌgina o cial da revista EÌpoca. Para isso, o percurso metodoloÌgico traçado se inspira em refereÌ‚ncias sobre conversações online e dinaÌ‚micas de troca de argumentos, justi cação reciÌproca e incivilidade quando se trata de buscar melhor compreensão ou resolução de problemas morais. A anaÌlise, por sua vez, estaÌ dividida em treÌ‚s eixos: a) o relacionamento entre os interlocutores atraveÌs de marcadores identitaÌrios; b) a explicitação e justi cação de premissas que sustentam as considerações e argumentos trocados; e c) a negociação de paraÌ‚metros de justiça que contemplem interesses coletivos.

Biografia do Autor

Ângela Cristina Salgueiro Marques, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da UFMG.

Bruno Menezes Andrade Guimarães, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Comunicação Social pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMG.

Publicado

17-01-2019

Como Citar

MARQUES, Ângela C. S.; GUIMARÃES, B. M. A. Conversações políticas e midiatização no Facebook: interações e conflitos a partir dos comentários sobre as ações da Frente Parlamentar Evangélica. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 41, n. 3, 2019. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3068. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos